Publicação 003/2015, do mês de março de 2015.

Deixe um comentário

21/03/2015 por profcassianoblog

Coluna realizada dia 21 de março de 2015, ao vivo, via telefone, às 11h15.

Foram abordados os seguintes temas:

INÍCIO DO ANO LETIVO COM APRESENTAÇÕES CIRCENSES:

A trupe do circo Torricceli tornou inusitada a volta às aulas dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Anísio Teixeira (rua Francisco Mattos Terres, 40, bairro Hípica), durante manhã e tarde desta segunda-feira, 2. Os cerca de 1,3 mil alunos assistiram aos artistas circenses, que executaram apresentações de malabares sobre pernas de pau, shows de mágica, equilibristas sobre monociclo e uma dança aérea acrobática em tecidos suspensos.

“Foi muito bom promover esta acolhida aos alunos. O circo é algo simples e emocionante”, contou a coordenadora Cultural da Escola, Adriana Torres. “Buscamos realizar o nosso trabalho com amor e paixão”, disse.

Para Miguel Ângelo Cieslinski, 8, os shows realizados na escola tiveram um sabor diferente dos habitualmente feitos no circo. O jovem, que se apresentou no monociclo, foi matriculado no terceiro ano na escola e também viveu a expectativa do primeiro dia de aula. “Senti algo diferente ao me apresentar para os colegas”, revelou. Além de Miguel, sua irmã Maria Luiza ,10, e outras duas crianças residentes do circo estão matriculadas na Emef Professor Anísio Teixeira. “Quero que eles estudem e aprendam aqui”, afirmou a mãe de Miguel e Maria Luiza, Ângela Cieslinski. “Gostei muito da relação de respeito dos professores com os alunos. A escola também é organizada e limpa”, completou.

*Texto de: Comunicação Social SMED/POA, Bruno Teixeira (estagiário) / Supervisão: Guga Stefanello, Edição de: Vanessa Oppelt Conte

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_cidadao/default.php?p_noticia=176057

Circo 1 Circo 2 Circo 3 Circo 4 Circo 5 Circo 6

Fotos: Profª Adriana Torres – Divulgação EMEF Prof. Anísio Teixeira

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPARÁ DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A Profª Cynthia Bairros Tarragô, coordenadora do LIAU da EMEF Prof Anísio Teixeira, juntamente com alunos da Educação Ambiental estarão representando nossa escola num grande evento pela valorização da orla do nosso Guaíba. Eu também irei comparecer… É neste domingo, dia 22!

Dia da água

TROCA SOLIDÁRIA NA EMEF PROF. ANÍSIO TEIXEIRA

Dia 15 de agosto o Troca Solidária, esse baita projeto do DMLU, ocorrerá na EMEF Prof. Anísio Teixeira, paralelamente com nossa festa da família! Na ocasião, ao levarem 4 kg de resíduos recicláveis para a troca, nossos alunos receberão 1 kg de alimento e também um livro.

Troca solidária

Foto: DMLU/Divulgação

NOVAS CLASSES E CADEIRAS BENEFICIARÃO NOSSOS ALUNOS

Nossa escola foi contemplada com 30 novas classes e cadeiras, num investimento de cerca de R$ 9.000,00 (custo aproximado de R$300,00 cada conjunto de classe e cadeira) entregue pela secretaria de educação, e será utilizada pelas turmas B22 (manhã), A34 (tarde) e à noite servirá à disciplina de espanhol para os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Portanto, será bem utilizada nos 3 turnos. As classes e cadeiras que estavam na sala anteriormente, serão redistribuídas em outras salas onde tivermos necessidade desse mobiliário.

Classes e Cadeiras 01 Classes e Cadeiras 02

Fotos: Prof. Cassiano Leal – Divulgação EMEF Prof. Anísio Teixeira

REUNIÃO COM SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Entreguei na última terça-feira, dia 17/03/15, à Secretária Municipal de Educação adjunta, Profª Dra. Maria Da Graça Paiva, um apanhado com as principais realizações na EMEF Prof. Anísio Teixeira durante o ano de 2014. Também aproveitei a oportunidade para encaminhar algumas demandas de nossa escola, como a necessidade de mais uma/um profissional para a SIR, e as sugestões na qualificação de nossa instituição, com a instalação de sistema de internet sem fio “WiFi” com maior velocidade (o existente atualmente foi colocado num plano básico pago por mim), a construção de nova sala multiuso para nossos alunos do cidade-escola, climatizadores de ar, projetores multimídia e quadros brancos nas salas de aula e cobertura da quadra esportiva, melhorias estas que poderão talvez ser viabilizadas através de recursos via BID. Manifestei nosso compromisso em buscarmos sempre oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade aos nossos alunos. Vamos em frente! Muito obrigado pela atenção e disponibilidade em me receber Profª Maria da Graça Paiva! Muito obrigado à secretária Cleci Jurach por viabilizar essa agenda, onde sei das inúmeras atribuições na secretaria e do incansável trabalho em prol de nossa educação municipal. Um grande abraço!

Reunião secretária

Foto: Willian Baldon, SMED/PMPA

PARCERIA COM A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY E CHARRUA RUGBY CLUBE

Recebemos na tarde do dia 20/3  o Prof. Filipe Aguiar do Charrua Rugby Clube e o Sr. Lucas Toniazzo, da Confederação Brasileira de Rugby, para buscarmos efetivar a presença dos professores de Ed. Física da EMEF Prof. Anísio Teixeira na formação sobre a modalidade oportunizada pelo Charrua e Confederação e também proporcionar aos nossos alunos a vivência nessa modalidade olímpica, participando de competição em nível municipal e, dependendo da classificação, até em nível estadual…

Rugby 01

Foto: Profª Ana Paula Rech de Andrade – Divulgação EMEF Prof. Anísio Teixeira

EMEF PROF. ANÍSIO TEIXEIRA VENCE CONCURSO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Trinta alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Anísio Teixeira, participaram na tarde desta quarta-feira, 18, de um almoço em celebração à conquista do Concurso Nutrindo Saúde na Escola. O cardápio incluía rocambole de carne, cenoura com molho branco, saladas, arroz e feijão e de sobremesa abacaxi. O aluno Charles Rossato da Silva foi o primeiro colocado no dia 2 de dezembro do ano passado, ao criar um cartaz com a frase “Nesta escola a gente planta, colhe e come com saúde”. O almoço ocorreu às 13h, na instituição de ensino localizada no bairro Hípica.

O concurso Nutrindo Saúde na Escola é promovido pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A promoção incentiva que as crianças desfrutem de hábitos saudáveis, como frequentar o refeitório da escola, e evitem consumir lanches pouco nutritivos. Reproduções do cartaz serão expostas nos refeitórios de todas as instituições da rede municipal de ensino, instituições conveniadas e no prédio da Smed.

O diretor da Anísio, Cassiano Noimann, destacou a importância da conquista. “O concurso foi uma prova de que os trabalhos realizados em sala de aula são valorizados”, afirmou. Cassiano acrescentou que a partir do dia quatro de abril, a escola vai participar do projeto piloto da Universidade Federal de Ciências da Saúde (Ufcspa), que ampliará as técnicas para produzir alimentos saudáveis em todas instituições da rede municipal.

Além de Silva, outros dois alunos foram agraciados com o segundo e terceiro lugar: “Você é o que você come… Como anda a sua alimentação?”, desenvolvido por Vinicius Fiúza – aluno do 7º ano da Emef Antônio Giúdice, e “Saúde no Prato: a melhor forma de viver”, de autoria da estudante do 3º ano da Emef Ana Íris do Amaral, Kauany Marques.

*Texto de: Comunicação Social SMED/POA, Marysol Cooper e Bruno Teixeira (estagiários Smed)/ Supervisão: Guga Stefanello, Edição de: Manuel Petrik.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=176388&ESCOLA+ANISIO+TEIXEIRA+CELEBRA+VITORIA+NO+NUTRINDO+SAUDE

Nutrição 01 Nutrição 02 Nutrição 03 Nutrição 04

Fotos: EMEF Prof. Anísio Teixeira – Divulgação.

NOMEAÇÃO COMO PROFESSOR EM UNIVERSIDADE GLOBAL

Fiquei honrado em ser nomeado no último dia 9 de março, como professor na instituição global “International Non-Olympic University” (INOU). Referida instituição educacional oferece diversos cursos na modalidade de educação à distância (graduação, pós-graduação, extensão…), além de incentivar pesquisas e publicações na área educacional e esportiva. Está baseada na Índia, mas com uma proposta de educação global. Reconhecida por diversos conselhos e organizações em nível internacional, vem crescendo rapidamente em sua área de atuação.

Como professor desta instituição poderei direcionar bolsas parciais de estudo a interessados. Quem quiser realizar algum curso, entre em contato pelo e-mail profcassiano@gmail.com.

O site oficial da Universidade é: http://inou-edu.org/

Cassiano Noimann Leal copy (1)

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Na manhã deste sábado, dia 21/3, enquanto faço minha participação na Rádio Santa Isabel, os colegas da EMEF Prof. Anísio Teixeira estão finalizando as discussões acerca do Plano Municipal de Educação-PME onde levaremos através dos nossos delegados, nossas sugestões para contribuir no pré-congresso que ocorrerá dias 27 e 28/3.

Segue o texto sobre a temática disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_cidadao/default.php?p_noticia=176296

Pré-Congresso vai debater emendas ao Plano Municipal de Educação.

Avançar na formulação do Plano Municipal de Educação (PME) é o principal objetivo do Pré-congresso Municipal de Educação, que será realizado nos dias 27 e 28 de março, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. O evento é preparatório para o Congresso Municipal de Educação, marcado para os dias 10 e 11 de abril, e deverá reunir centenas de participantes. A abertura do evento será sexta-feira, 27, às 19h, com a presença da titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cleci Jurach.

No sábado, 28, a partir das 8h30, serão realizadas as mesas temáticas, que trabalharão em seis eixos: Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade, Organização e Regulação da Educação Nacional, Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, Financiamento da Educação e Controle Social e Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Conforme a assessora institucional da Smed, Célia Trevisan, todos os municípios devem aprovar seu plano de educação até junho deste ano. Em Porto Alegre, o PME vem sendo discutido desde 2013, quando foi criada uma comissão especial para tratar do assunto, reunindo representantes da secretaria e do Conselho Municipal de Educação. Em setembro do ano passado, foi lançado o texto-base do plano, que passou a receber emendas.

Em novembro de 2014, um evento consultivo reuniu outras sugestões para o projeto, mas algumas entidades solicitaram mais tempo para apresentarem propostas ao texto final. O prazo máximo para o recebimento de emendas será o dia 24 de março. “Essas emendas serão debatidas no pré-congresso. Aquelas que tiverem mais de 70% de aprovação estarão no texto final. Aquelas que tiverem menos de 30%, serão excluídas. Já as com 31% e 70% de aceitação, serão discutidas no congresso”, explicou Célia.

*Texto de: Elio Bandeira – Edição de: Vanessa Oppelt Conte.

Um fraterno abraço a todos e até a próxima edição dos “Pitacos do Professor”!

Prof. Cassiano Noimann Leal

http://www.profcassiano.org

IBSN NOVO 978-85-1305-2

professor destaque

Diploma relevantes serviços prestados à Sapucaia do Sul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: