Publicação 024/2014, de 05/07/2014.

Deixe um comentário

06/07/2014 por profcassianoblog

Bom dia amigos!

Minha coluna deste sábado foi transmitida ao vivo da EMEF Prof. Anísio Teixeira.

Iniciei fazendo um breve comentário sobre a brutalidade do jogador colombiano que lesionou o Neymar no confronto com nossa seleção e desejando uma recuperação plena ao atacante da seleção brasileira e do Barcelona. Aguardando também um posicionamento e punição ao jogador colombiano irresponsável que teve essa atitude, por parte da FIFA.

Seguimos com uma entrevista da equipe de supervisão da EMEF Prof. Anísio Teixeira, especialmente com as professoras  Carolina Zeferino Pires e Catilcia Prass Lange. Foi abordado o novo sistema de avaliação online implantado na escola, que contou também com a professora Daniela Figueiredo que completa nosso time de supervisoras.

Na foto (da esquerda para a direita): Daniela FigueiredoCarolina Zeferino Pires, Cassiano Noimann Leal e Catilcia Prass Lange.

 

 

Segue abaixo um resumo da entrevista:

1. Como era o processo de registro das avaliações e dos boletins que vão para as famílias? O que mudou?

Responde professora Catilcia Prass Lange:

As avaliações eram impressas pela supervisão e os professores as preenchiam manualmente, tendo que colocar o nome do aluno, as aulas dadas, o conceito e as observações sobre os alunos. O processo era demorado, pois cada professor gastava, em média, 1h para preencher a avaliação de cada turma. Caso um aluno perdesse sua avaliação, o processo precisaria ser repetido da mesma forma. Usando o google drive, o professor alimenta a planilha da sua turma, que gera um boletim automaticamente. Todas as informações ficam armazenadas e o boletim com as informações pode ser acessado a qualquer momento.

 

2. Para os nossos ouvintes entenderem melhor, o que é google drive? Como funcionam as planilhas de avaliação on line?

Responde professora Catilcia Prass Lange:

Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, apresentado pela Google em 24 de abril de 2012. O Google Drive abriga o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, etc. o Google Sheets, que foi onde criamos o sistema de avaliação de nossa escola, se assemelha com planilhas excel e o Google Slides, parecido com o Power Point, destinado a fazer apresentações.

 

3. O que facilitou para professores e para a comunidade?

Responde professora Carolina Zeferino Pires:

As planilhas de avaliação podem ser preenchidas e acessadas de qualquer lugar com internet, o preenchimento foi otimizado, tornando-o mais dinâmico e organizado: os professores levam em média, vinte e cinco minutos para preencher uma turma. Caso errem, é só consertar on line (não é necessário fazer uma nova impressão como era feito antes), a informação é salva na nuvem, portanto, fica acessível a todos com quem compartilhamos, portanto, as informações dos alunos estão salvas de qualquer eventualidade, como a perda de um caderno de chamada, por exemplo. As avaliações dos alunos estarão sempre lá, guardadas.

O sistema permite bloquearmos partes que não queiramos que outras pessoas tenham acesso, dessa forma, diminuímos a probabilidade de erros. Por exemplo, liberamos o acesso do professor de português a sua aba de avaliações, mas ele não tem acesso para editar as abas das demais disciplinas. No entanto, pode fazer comentários nas planilhas dos colegas, o que torna o processo mais interativo e menos passível de erros.

4. O que mudou em termos de economia de folhas?

Responde professora Carolina Zeferino Pires:

Eram usadas, em média, 4 folhas e hoje é usada somente 1, frente e verso. Como são impressos somente os boletins dos alunos cujas planilhas foram preenchidas, o desperdício é zero.

5. Quanto tempo foi investido nessa mudança?

Respondem juntas as professoras Carolina Zeferino Pires e Catilcia Prass Lange:

Nós assumimos a supervisão da escola em março de 2014 e sempre tivemos em mente que o trabalho do professor poderia ser facilitado e que era possível usar a tecnologia como aliada neste processo. Nós, da supervisão, conversamos e pensamos que poderíamos usar o próprio sistema da prefeitura, que é muito fácil e armazena todas as informações dos nossos alunos. Para a avaliação da escola, no entanto, ainda precisa ser desenvolvido. Como não havia nada parecido com o que estávamos procurando, nós mesmas resolvemos criar um sistema que fosse gratuito e funcional. Começamos em março e ficou pronto para o primeiro trimestre da escola, em junho, ou seja, foram 3 meses de trabalho árduo, foram muitas horas de trabalho e testes à noite e finais de semana.

 

* * *

Após a entrevista os comunicadores Paulo Silva e João Maciel manifestaram elogios ao pioneirismo da equipe de supervisão da EMEF Prof. Anísio Teixeira na implantação deste prático sistema, onde as Rádios Santa Isabel FM e Rádio Cultural Porto Alegre fizeram a divulgação em primeira mão.

O diretor Prof. Cassiano Noimann Leal agradeceu o espaço nas rádios e expôs o interesse da EMEF Prof. Anísio Teixeira em instalar um sistema de rádioweb ainda em sua gestão, onde o comunicador João Maciel se comprometeu em ajudar nesta organização.

Os comunicadores Paulo Silva e João Maciel colocaram-se à disposição para num evento futuro fazerem a transmissão do Programa Assim canta (e fala) o Rio Grande, diretamente da EMEF Prof. Anísio Teixeira, que fica na Rua Francisco Mattos Terres, 40, bairro Hípica, na zona sul de Porto Alegre.

Foi uma experiência muito legal e tenho certeza que em breve teremos mais novidades positivas em nossa escola!

Um grande abraço a todos e até o próximo sábado!

Prof. Cassiano Noimann Leal

http://www.profcassiano.org

IBSN NOVO 978-85-1305-2

 

* Para escutar as colunas ao vivo todos os sábados é só sintonizar FM 87,7 Mhz na região de Viamão/RS e arredores… Ou usando aplicativos como Tunein e RadiosNet nos celulares e ainda pelos sites
http://www.radiolomba.net/ e http://www.radiosantaisabel.com.br/ de qualquer lugar do mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: