Publicação 006/2014, de 15/02/2014.

Deixe um comentário

16/02/2014 por profcassianoblog

Rádio Santa Isabel

Neste dia estive presente na sede da Rádio Santa Isabel, onde logo após também participei do Programa Debates de Opiniões na TV Viamão ( http://www.tvviamao.com.br ).

Mas em minha coluna na rádio, basicamente fiz os seguintes “pitacos”:

– DESINFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS (reproduzi o texto do meu irmão Jossiano Noimann Leal publicado no facebook dia 13/02/14), que diz o seguinte:

O bom das redes sociais é o compartilhamento de informação.

O ruim das redes sociais é o compartilhamento de DESINFORMAÇÃO.

Boatos se espalham, pessoas sem verificar acreditam e ajudam a disseminar falsa informação.

Tenho visto bastante por aqui matéria falsa da France Football sobre a copa, que teria sido censurada no Brasil. Procurei a revista on-line e vi que o texto divulgado em português nem de longe bate com o original em francês, muito mais brando. E o texto falso já tinha DEZENAS DE MILHARES de compartilhamentos.

Também uma suposta palestra do Faustão que teria exaltado para alunos da USP sobre o amor e a admiração que o apresentador sentia pelo estado do Rio Grande do Sul e o seu povo. Balela.

Assim, todo texto/imagem que tem na sua chamada expressões como “ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA”, “ESSA INFORMAÇÃO VAI DERRUBAR O GOVERNO”, “VOCÊ PRECISA VER ISSO”, “LEIA E COMPARTILHE”, “VEJA ANTES QUE APAGUEM” tem uma grande tendência a ser falso.

Uma busca no Google dura menos de um minuto e resolve a grande maioria das dúvidas sobre se uma informação é verdadeira ou não. Há sites especializados em desmentir as farsas que aparecem na rede há anos, e algumas se perpetuam, começando nos emails, depois passando para fóruns, orkut, blogs e desaguando atualmente no Facebook.

Vivemos na chamada “era da informação”. É muito fácil descobrir praticamente qualquer coisa. Como se arruma um carburador, quem jogou uma partida na copa de 1986, do que é feita a gelatina, porque o céu é azul, qual o salário de um político…

E mesmo assim muita gente boa acaba se empolgando e passando para a frente boatos. Até mesmo profissionais da imprensa, muitos devem lembrar do falso jogador que o Grêmio traria (Enrico Cabrito) noticiado por dois jornalistas no ano passado, um apenas no Twitter, o outro na tv, inclusive na maior emissora do Estado.

Enfim, fica a dica: na dúvida, tente verificar se a informação tem uma fonte confiável. Se ainda assim continuar em dúvida, não compartilhe.

– O PROBLEMA DE UM É PROBLEMA DE TODOS (reproduzi o seguinte texto de autoria desconhecida):

Não custa nada ajudar

Certa vez, um rato olhou pelo buraco da parede e ficou aterrorizado quando viu o fazendeiro armando uma ratoeira. O rato saiu correndo para comunicar aos outros animais. Quando avisou a galinha, ela disse:

– Mas isso não é problema meu, não me incomoda nem um pouco.

O rato foi avisar o porco, mas ele também disse que nada podia fazer, pois não era problema seu. O rato foi, então, avisar a vaca sobre o perigo da ratoeira, mas ela pouco lhe deu atenção. Também não era problema dela.

Naquela noite, a dona da casa foi à cozinha para ver se algum rato havia ficado preso na ratoeira, mas como estava escuro ela não viu uma cobra venenosa, que a picou. A mulher adoeceu e, no dia seguinte, amanheceu com febre. Resolveram matar a galinha porque o doente se recupera com uma boa canja. No fim de semana, muitos amigos foram visitar a mulher doente e, para servir-lhes o almoço, o fazendeiro resolveu matar o porco. A mulher não melhorou, vindo a falecer. Tanta gente compareceu ao enterro que o fazendeiro foi obrigado a matar a vaca para poder alimentar os amigos.

Moral da história: Quando você for solicitado a ajudar em alguma tarefa, que aparentemente não seja de sua conta, lembre-se: um problema pode atingir a todos. E quando este problema for no trabalho sempre atinge a todos.

TV Viamão 1

TV Viamão 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: