Publicação 033/2013, de 17/08/2013.

Deixe um comentário

16/08/2013 por profcassianoblog

– PROPOSTA DE AUMENTO DA GASOLINA ESTILO “ROBIN HOOD”: Faço a seguir a transcrição na íntegra do que escreveu meu irmão Jossiano Leal na última semana numa rede social e considerei excelente o texto…
“Sobre a polêmica proposta de aumentar o valor da gasolina para baixar a passagem: acho bizarra a ideia.
Explico o meu ponto de vista.
Há décadas o povo batalha pela queda da carga tributária brasileira, altíssima em relação ao resto do mundo, mais ainda se for contabilizado o (pouco) retorno desses valores em infraestrutura. E mesmo assim, mais uma vez, a “solução” passaria por outro aumento na carga tributária?
A ideia chega a ser poética, uma coisa meio “Robin Hood” assim, querendo tirar dos “ricos” para dar aos “pobres”. Porém não é assim que a coisa funciona.
Há de se lembrar que custo do combustível no país, que já é caro, é composto majoritariamente por tributos. Combustível que é usado por todos: carros, motos, caminhões, ônibus, implementos agrícolas, barcos…
E também cabe ressaltar que um eventual aumento no valor dos combustíveis teria impacto em todos os setores da sociedade. A logística, em geral, ficaria mais cara. E isso elevaria o valor dos produtos e serviços. Por lógica, elevaria a inflação.
De outro lado, uma passagem mais baixa, em tese, aumentaria o número de usuários do transporte público. E a frota atual não daria conta. Seriam necessários mais ônibus, mais motoristas e cobradores. E, com isso, talvez aquela diferença do valor dos combustíveis já não seria suficiente para manter o valor da passagem mais baixo.
Ao mesmo tempo, com a inflação gerada pelo aumento dos custos de logística, os salários em geral teriam que receber reajustes, incluindo, é claro, o dos rodoviários. O que pressionaria o valor da passagem novamente.
Resumindo, considero esse repasse um projeto demagogo, utópico e sem muitos critérios técnicos, que pode criar um círculo inflacionário vicioso onde praticamente todos perdem. Menos o governo e as empresas de ônibus. (E os bancos, afinal, estes não perdem nunca, mas isso é outra história…)”  TEXTO DE JOSSIANO LEAL.

– LIVRO “PITACOS DO PROFESSOR”: Como escrevi na semana passada, estarei aguardando as opiniões dos ouvintes e amigos sobre os melhores pitacos do professor. É só acessar a minha publicação eletrônica semanal http://www.profcassiano.org, escolher os textos de sua preferência e enviar até o final de setembro deste ano para o e-mail profcassiano@gmail.com, contendo título e data. Após receber as sugestões organizarei a publicação do novo livro, onde pretendo sortear ao nosso público em novembro deste ano alguns exemplares, quando completaremos 1 ano da coluna no novo formato.

– CURSOS DE QUALIFICAÇÃO GRATUITOS: Assim como sugeri na semana passada, outra oportunidade dos nossos ouvintes da Rádio buscarem aprimoramento é através do site http://www.edubrazuca.com.br onde existem diversos cursos gratuitos com certificado, realizados à distância. Tá querendo um novo emprego ou apenas melhorar o currículo? Vai lá e te aprimora de graça tchê!

 

IBSN NOVO 978-85-1305-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: