Publicação 022/2013, de 01/06/2013.

Deixe um comentário

31/05/2013 por profcassianoblog

DIALETOS

Venho percebendo algumas manifestações interessantes dos adolescentes com os quais convivo em minha prática laboral nas escolas.
Muitos, ao escreverem seus nomes, colocam ao lado alguns números, como por exemplo: “fulano de tal 268″, beltrano de tal 184”.
Notei que este código trata-se da identificação das regiões de cada um e os números referem-se às linhas de ônibus que atendem as comunidades. Por exemplo: 184: Juca Batista, 268: Belém Novo, 267: Lami, 171: Ponta Grossa, ou “PG”…
Outra situação que venho notando é a maneira como se chamam entre eles. No meu tempo, as gírias mais usadas nestas situações eram “ô meu”, ou “ô cara”…
Atualmente os adolescentes referem-se aos colegas como “ô Feio”.
É tudo “feio” pra cá, “feio” pra lá…
Não acho legal, mas esses dialetos vão se formando e, se não houver uma orientação nas famílias, vão levando como sendo dentro da normalidade.

MARACANÃ

Na última quinta-feira, 30/05/2013, à tarde, a justiça carioca havia concedido uma liminar impedindo a utilização do Estádio do Maracanã por falta de segurança e, consequentemente a partida entre Brasil e Inglaterra no próximo domingo seria adiada ou transferida para outro local. Na quinta-feira à noite a liminar foi cassada e a partida confirmada. Segundo autoridades, o estádio possui condições de segurança e o que gerou a liminar foi um atraso burocrático na expedição e apresentação de documentações técnicas atestando a segurança do local.
Acompanhei através da internet notícias a respeito e vi que ontem, sexta-feira, mais de dois mil trabalhadores estavam se empenhando para deixar tudo em ordem.
Tudo bem que agora esteja pronto, que estejam fazendo apenas os últimos ajustes antes do amistoso e também do início da Copa das Confederações, mas deixar tudo para a última hora é muita falta de planejamento e organização… Que este ocorrido sirva de lição e os estádios e as obras específicas da Copa do Mundo de Futebol possam ficar prontas bem antes do mundial que ocorrerá no ano que vem.

CAXIROLAS

Ainda tratando sobre a Copa do Mundo e, sobre temas paralelos, ontem, dia 31 de maio, o ministro da justiça afirmou que vetará a utilização de chocalhos inventados por um músico baiano nos estádios da Copa.
Ainda bem!
Essa ideia de mal gosto! Na minha opinião, uma verdadeira estupidez!
Vejam bem, quiseram imitar aquela situação ocorrida na Copa do Mundo na África do Sul, onde os torcedores usavam  as famosas vuvuzelas, que são umas cornetas típicas do país, produzidas em larga escala e que atrapalharam muito os jogos de 2010 com aquele barulho todo.
Queriam, no Brasil,  impor chocalhos “afrescalhados”  que no mínimo já foram patenteados e dariam um bom dinheiro ao “inventor” e aos fornecedores destas caxirolas.
Que bom que alguém teve uma atitude sensata e irá proibir essa praga.

ALTA DO DÓLAR

Meus amigos, estou apavorado! Não bastasse a inflação retornando (é só ir no supermercado e perceber que a cada semana os produtos estão subindo de preço), agora a questão do dólar disparando (atingiu a maior cotação desde 2009!)…
Com a economia globalizada, isso nos afeta diretamente e, aliado a outros fatores como  excesso de impostos, alta margem de lucro, será um caos para nossa economia!
Desejo sinceramente que o governo federal tenha a capacidade e a vontade de tentar reverter (ou amenizar) os efeitos desta situação.

 

Autor: Cassiano Noimann Leal

http://lattes.cnpq.br/8862806506155545

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: